domingo, 30 de dezembro de 2007

Reciclagem


Olha que mimo pode ser produzido com uma latinha de cerveja!
Essa foto está no blog do
MARCELO COELHO e coloquei aqui porque acho muito interessante a produção de um produto através da reciclagem. Principalmente nesse mundo do desperdício, deveria ser regra geral das indústrias a produção de novos produtos a partir dos velhos. Por que não? Além do mais atiça a criatividade e eleva a auto estima de quem de repente se descobre um verdadeiro artista transformador.
Cuidar do meio ambiente quando eu era criança (na década de 70) não era muito fácil. Embora houvesse bem menos pessoas no planeta havia conscientização equivalente. A derrubada de madeiras preciosas da Mata Atlântica foi espantosa e suicida. Aqui em Santa Catarina é tradicional a contrução de casas de madeira, que se explicava pela grande oferta desse produto quando era disponível. Mas o abuso e o uso INSUSTENTÁVEL fez praticamente desaparecer florestas inteiras. A cidade de Brusque era uma floresta ombrófila que foi rapelada por conta de um surto de malária entre nos anos de 1877 a 1994,
VEJA AQUI .
Era freqüente ter conhecidos com casa de Canela Preta, madeira pesada e segundo a 'lenda' já estava ali uns mil anos... Fora as casas de Peroba, de Araucária, tudo fresquinho direto da floresta. Pensavam que era infinito e hoje o que me deixaram como herança foi muito pouco ou quase nada. Que tristeza! Se eu pudesse impedir esses braços motoserras, eu impediria.
Mas hoje a história é outra e vejo pela minha filha com seu que essa próxima geração é que vai salvar o planeta. Eles estão de olho e já nasceram sabendo que o planeta precisa de ordem na casa. Embora não goste dessa palavra, que leva ao incerto, digo aqui que há esperança. Há muita luz e RECICLAGEM de pensamentos!
Que o ano novo não seja apenas mais um 'ano novo'. Que 2008 seja RECICLADO! E que até nossos lamentos possam ser reutilizados para colocarmos árvores em todo lugar que um dia foi por algum motivo insano, tirado.