segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Diploma não é tudo


Mas é claro que abre algumas portas, então não fuja da universidade só porque a carreira não é bem remunerada...

A defensora da tese polêmica que o canudo não dá futuro é a inglesa Alison Wolf. Ela é professora de educação e autora do livro Does Education Matter ("A Educação é importante"?). Ela diz que é bobagem que todos precisam ser altamente educados para poder trabalhar na sociedade atual.
Depois de estudar vários países, ela concluiu que as pessoas consideram muito arriscado não ter um diploma e competir por um emprego no mercado de trabalho.
O fato é que a oferta de empregos não caminha junto com a mão-de-obra especializada e a explosão de formandos certamente não vai encontrar muitas opções de trabalho para sua área, mas sim em setores que não necessitam tanta especialização.
Mas se os objetivos de aprofundamento nos estudos for o enriquecimento do conhecimento pessoal, é maravilhoso.

O importante é que em países em desenvolvimento, o governo precisa de pessoas altamente qualificadas - médicos, professores... Senão o país fica estagnado e sem perspectivas futuras.

Países como o Sri Lanka e Egito gastaram em Educação o mesmo que a Coréia, mas no entanto a diferença de resultado foi impressionante. Tanto no Egito, como no Sri Lanka, os jovens saíam das universidades e a única carreira que compensava os gastos que tiveram na faculdade era o de servidor público. O resultado foi o inchaço da máquina do governo.

O segredo do equilíbrio do crescimento de um país é a mão-de-obra especializada caminhando junto com a necessidade de mercado.

A propósito, Alison Wolf não planeja se aposentar. Quer escrever até que ninguém mais queira ler o que ela tem a dizer...

Fonte pesquisada: superinteressante
Foto: web