segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O Poder da Linguagem



O que move as pessoas? O mundo?
Pode-se pensar que é o dinheiro. Quem detem esse ‘poder’, causa essa impressão, por teoricamente poder fazer o que lhe interessa.
Mas existe algo que transcende qualquer teoria. Algo que move o mundo. E fez tudo isso que vivemos hoje tornar-se realidade. A língua.

A internet é um bom exemplo de como as pessoas através da língua podem interagir cada vez mais no mundo. Os blogs fazem parte desse novo conceito de linguagem. Qualquer pessoa que escreva pode ter um e expressar seus conhecimentos e opiniões. Isso é uma tremenda evolução da linguagem.

A recursividade é responsável pela conclusão lógica das ideias e um denominador comum a todos os indivíduos da nossa espécie, mas o que aconteceria se um grupo humano talvez fosse desprovido de recursividade?

Recursividade é a diferença principal entre a linguagem humana e a comunicação dos animais. Existem seres humanos que se comunicam de uma forma extremamente rudimentar, o que não quer dizer que não seja linguagem. Os pirarrãs, uma tribo de 350 índios caçadores-coletores que vivem à beira do rio Maici no Amazonas, conta tudo em 1, 2, bastante e de acordo com dados colhidos por quase 30 anos pelo pesquisador americano Daniel Everett sua língua tem 8 consoantes, 3 vogais e uma imensa quantidade de tons e comprimentos de sílabas. Segundo Everett eles não nomeiam cores, não possuem mitos de criação, ficção e nem possuem memória individual ou coletiva que ultrapasse duas gerações.
Não cultivam terras ou guardam alimentos. Dormem no chão, sobre ramos de árvores e não têm cultura artística. Sendo assim, fica uma incógnita sobre onde se encaixa sua linguagem dentro da Teoria da Gramática Universal, pensamento chomskiano – (do também americano Noam Chomsky).


Através da linguagem, a espécie humana pôde adaptar-se a todos os habitats que existem no planeta Terra, desde as zonas gélidas até ao fundo dos oceanos, conseguindo ainda transportar para o Espaço veículos e estações espaciais que permitem a manutenção da vida.
Ainda não sabemos tudo sobre a língua e principalmente como uma cultura pode influenciar no infinito das formas de linguagem.


A linguagem é a base da cultura, sem a qual o homem moderno não existiria.


Mas a palavra, uma vez dita, “voa irrevogável”!