terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Abrindo a banca com Santo Daime


ayahuasca


O marketing das religiões às vezes lembra o comércio alimentício. O McDonald’s e o Bob’s, só para dar um exemplo, disputam a clientela oferecendo o mesmo produto pelo ‘melhor pacote’ atrativo.

No caso das religiões, quem tiver algo diferente a oferecer, certamente vai congregar mais fiéis. Isso é uma estratégia para arrecadar mais fundos...

Atualmente a nova ‘onda’ de algumas religões é o Santo Daime. A valorização da experiência individual como forma de negar as instituições têm feito adeptos da Umbanda, do Budismo e Hare krishna buscarem mais essa forma de abertura espiritual, embora nem todos os líderes espirituais aprovem.

Apesar de a ayahuasca ser classificada como substância psicoativa alucinógena, seu cultivo, preparo e uso religioso são garantidos pela Constituição Federal, que defende a liberdade de culto.


tarube (uma variação chilena do cipó)

Raimundo Irineu Serra ( 1892 / 1971) foi um dos que realizou trabalhos com a Ayahuasca , criando a estrutura ritual / cerimonial de uma doutrina sincrética absolutamente brasileira, por ele rebatizada de "Santo Daime" : dai-me Luz, dai-me Amor. Fundou o Centro de Iluminação Cristã de Luz Universal (CICLU) promovendo assim um xamanismo coletivo onde todos - e não só o xamã - passaram a compartilhar da bebida sacramental. Do ritual atual fazem parte o FEITIO, os ÍCAROS e a MIRAÇÃO.

Na cultura da Índia antiga, métodos de elevação espiritual, como os shivaistas, seguidores do tantra, faziam uso da maconha. O problema é que muitos se aproximam desses processos para uso pervertido. Não para elevação espiritual, mas para o gozo egoísta dos sentidos.

O uso da Ayahuasca foi, durante séculos, difundido dentre as várias tribos indígenas da região amazônica. Absorvendo o espírito das duas plantas, passavam por experências psíquicas e vivenciavam fenômenos paranormais como telepatia, premonição, regressão a vidas passadas, contatos com espíritos de desencarnados, com encantados e elementais da natureza, realizavam viagens astrais. É conhecida também a função terapêutica da Ayahuasca, na identificação de doenças e prescrição de tratamentos. No início do séc.XX, com o intercâmbio cultural entre índios e seringueiros, a Ayahuasca passou a ser conhecida e usada pelos nordestinos que colonizaram a Amazônia ocidental.

Destes contatos surgiram grupos que sincretizaram o seu uso com o catolicismo popular, normatizando doutrinas de grande penetração urbana.



chacrona (também outra variedade)


Preocupações ecológicas entre daimistas e fiéis de outras religiões que fazem uso da ayahuasca ganham, aqui, conotação religiosa. "É da floresta amazônica que vêm o cipó e as folhas, considerados sagrados, a ponte com Deus. Em tempos de aquecimento global, se o daimista não tem consciência ecológica, como vai atingir a sustentabilidade espiritual?", questiona Wladimyr Sena Araújo, 39, antropólogo e historiador, autor de ''Navegando sobre as Ondas do Daime - História, Cosmologia e Ritual da Barquinha'' (editora Unicamp). Pois é, estamos mesmo todos integrados e no mesmo barco. Quem diria que o Daime e a sustentabilidade ecológica podem contribuir para amenizar os efeitos do aquecimento global...

Em 1995, ouvi falar que uma comunidade em Florianópolis estava começando essa religião, de forma bem tímida, com apenas 20 praticantes.

Hoje, doze anos depois, ela já se espalha por outras religiões.

O Marketing e a Idoneidade são a ‘alma’ do negócio! Mesmo para os que em nada crêem...

Fonte pesquisada: Folha de S. Paulo e Web