domingo, 16 de dezembro de 2007

13ª Conferência do Clima em Bali


Finalmente um grande avanço na 13ª Conferência do Clima em Bali, na Indonésia. Os Estados Unidos estão no acordo para colaborar com os países em desenvolvimento na luta contra os efeitos do aquecimento global, que será estudado nos próximos dois anos.
Foi uma grande pressão dos países pequenos e por medo de perder votos para os democratas em 2008 o governo de George Busch se rendeu à causa.
Embora seja uma decisão basicamente política, o planeta começa respirar um pouco mais aliviado. Os Estados Unidos estarão nas próximas metas que serão definidas até a Conferência de Copenhagem, na Dinamarca, no final de 2009.
Mas "verdade conveniente" seja dita: O ilustre defensor das causas urgentes do aquecimento global, o Ex-Vice-Presidente(por duas vezes) Al Gore, brilhou mais ainda em Bali, ao afirmar que o seu país estava sendo o principal responsável pela obstrução das negociações da conferência.
Dias melhores podem pintar por aí. Pode ser que Al Gore venha ser candidato nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

foto: agência EFE