sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Para as crianças, o Futuro!

Hoje é um dia muito especial porque é um dia que nos faz pensar no futuro: Dia das crianças! Fica o desejo de um planeta onde haja um equilíbrio no meio ambiente, educação e saúde, pois elas são a nossa esperança de um mundo melhor!


As sementes do bem estão se multiplicando!

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, e seu presidente, o indiano Rajendra Pachauri, são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz 2007, anunciou o Comitê do Nobel.O Prêmio Nobel da Paz é dotado de US$ 1,5 milhão e será entregue junto com os outros prêmios no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.


Não podia ser em dia melhor!- Um prêmio de extrema importância para o meio Ambiental no mundo. Paz e muito amor para todos. Valeu nossa perseverança e esforços nesse importante desafio, pois pela primeira vez um ambientalista recebe o Prêmio Nobel da Paz.

Perfil de Gore:



O novo Prêmio Nobel da Paz, o ex-vice-presidente americano Al Gore, conseguiu com seu ativismo que o meio ambiente adquirisse a mesma importância na consciência pública que a luta pela paz. O interesse de Gore pela ecologia vem desde 17 anos atrás, antes de ter sido vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de Bill Clinton (1993-2001), quando foi reeleito como senador democrata pelo Tennessee em 1990.

No entanto, o verdadeiro reconhecimento chegou após a estréia no ano passado do documentário "Uma Verdade Inconveniente", premiado como melhor documentário na última cerimônia de entrega do Oscar e que descreve as graves conseqüências do aquecimento global.


Furacão Catarina

O filme invoca os estudos científicos que advertem que o aquecimento global gerado pelas emissões de gases poluentes causará uma mudança climática que acabará com a vida atual tal como a conhecemos, a menos que esta contaminação seja detida. Gore, 59, candidato à Casa Branca nas eleições presidenciais de 2000, recebeu, além disso, no último dia 6 de junho o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional, que honrou sua "decisiva contribuição para o progresso na solução dos graves problemas da mudança climática".

Muito antes, em 1991, publicou o livro "Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano", no qual falava sobre grandes mudanças ecológicas necessárias para enfrentar o século 21. Gore, nascido na capital americana no seio de uma família de políticos do Tennessee - seu pai também foi senador -, iniciou sua carreira política em 1976, quando foi eleito representante deste Estado ao Congresso dos Estados Unidos. Em 1988, tentou obter pela primeira vez a candidatura presidencial democrata, mas não teve êxito e se retirou no meio das primárias.

Sua grande oportunidade política chegou após passar pela Casa Branca como vice-presidente de Bill Clinton, de quem, no entanto, sempre tentou manter uma certa distância. O político democrata, que atualmente vive um de seus momentos de maior popularidade graças a seus interesses ambientais, esteve a ponto de se transformar em presidente dos Estados Unidos em 2000, ano no qual, realmente, conseguiu em todo o país cerca de 300 mil votos a mais que seu oponente George W. Bush. Mas o complexo sistema eleitoral americano e, finalmente, uma decisão da Suprema Corte, impediram sua chegada à Casa Branca.

A seu favor contava a experiência obtida durante sua etapa de vice-presidente, uma época na que os EUA viveram a fase de expansão econômica mais longa de sua história. Tachado de frio e rígido, - para alguns parece um robô e ele mesmo chegou a fazer brincadeiras sobre si - Gore é também um homem caseiro, dedicado a sua família, a sua esposa Tipper e a seus quatro filhos, Karenna, Kristin, Sarah e Albert.

Al Gore, "o príncipe Al", como o chamavam seus companheiros do elitista colégio St. Albans, de Washington, se transforma hoje no 20º americano agraciado com o prêmio Nobel.Anteriormente o prêmio havia sido concedido a figuras políticas de primeira ordem como os ex-presidentes Theodore Roosevelt (em 1906) e Jimmy Carter (em 2002), o ativista Martin Luther King (em 1964) e o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger (em 1973). Alguns pensam que esta condecoração poderia sustentar uma possível tentativa de Gore de voltar à Casa Branca em 2008, mas, por enquanto, e apesar de que há gente que quer apoiá-lo, como o ator Leonardo diCaprio, Gore pensa em continuar trabalhando passo a passo para que sua mensagem em favor do meio ambiente chegue à sociedade.

Não existe um guia para o aquecimento global, o que sabemos é que há evidências concretas desse problema: ele está acontecendo hoje, e suas conseqüências podem ser sentidas em todo canto do mundo.Nós podemos não ser capazes de atribuir eventos específicos à mudança climática, mas sabemos que está associada a uma maior exposição à seca na África sub-Saara, que mais tempestades tropicais intensas causam inundação em áreas costeiras baixas, deslizamentos de terra e destruição em favelas urbanas, além do maior estresse sobre os sistemas ecológicos. E sabemos que estes impactos aumentarão com o tempo, mesmo se ainda carecermos de um entendimento claro sobre momento e local.

Al Gore apresentando o fime "Uma Verdade Incoveniente" nas suas palestras, o filme ganhou o Oscar no ano de 2006.

Assista o trailer do filme “Uma Verdade Incoveniente”:

http://tvuol.uol.com.br/cinema/trailers/2006/06/05/ult2489u813.jhtm

Fontes de pesquisa: UOL, Prospect, imagens do arquivo pessoal e web.