sexta-feira, 5 de outubro de 2007

VAMOS CONHECER A AMAZÔNIA?




A mini-série Amazônia da rede globo retratou um pouco desta fascinante região. Que tal então conhecermos um pouco mais dessa enorme área cheia de contradições? Tão cobiçada quanto desprezada? Tão rica quanto frágil? Tão exuberante quanto ameaçada? Tão famosa quanto desconhecida?

A Amazônia está situada na região norte do Brasil e é cortada pela linha do Equador.
Ocupa cerca de 2/5 do continente sul-americano e quase da metade do território Brasileiro. Inclui 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). A Amazônia brasileira compreende 3.581 km2, o que equivale a 42,07% do país.
A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de 5 milhões e 500 mil Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.O clima é do tipo equatorial, quente e úmido, com a temperatura variando pouco durante o ano, em torno de 26ºC. É muito comum na região, os períodos de chuvas provocados em grande parte pelo vapor d'água trazido do leste pelos ventos.A grande bacia fluvial do Amazonas possui 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e é recoberta pela maior floresta equatorial do mundo, correspondendo a 1/3 das reservas florestais da Terra. Apesar de ser o maior estado brasileiro, o Amazonas possui a menor densidade demográfica humana, com menos de 10% da população do país, 7.652.500 habitantes.
O ideal seria se cada um de nós pudesse ir até lá, conhecer um pouco de sua riqueza e sua cultura, ou seja, ambientar-se com nosso próprio país! Mas também é possível conhecê-la e compreendê-la através de documentários, livros e programas de TV.

Investigar diferentes lugares do mundo é conhecer diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta na paisagem, compreender as relações que se estabelecem entre as pessoas e o lugar onde vivem e perceber as conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas presentes na paisagem.



Veja mais sobre a Amazônia:

1. O Pirarucu da Amazônia é o maior peixe de água doce que existe. Ele chega a 3 metros de comprimento e 200 quilos de peso. Hoje corre risco de extinção com a pesca predatória.

2 . Em uma área da floresta do tamanho de um quarteirão, é possível encontrar até 300 espécies diferentes de árvores.

3 . Na Amazônia há grupos indígenas que nunca tiveram contato com o homem branco.

4 . Os pesquisadores acreditam que existam cerca de 100 mil espécies de plantas na Amazônia, mas não sabem o número exato. Ainda há muitas áreas da floresta que estão sendo estudadas e novas espécies são descobertas a cada dia.

5 . Já foram encontrados na Amazônia cerca de 3 mil tipos de peixes, mais de 400 mamíferos e mais de 1.300 variedades de pássaros. É a maior diversidade biológica do planeta!

6 . A bacia amazônica concentra 20% de toda a água doce do planeta. O principal rio da bacia é o Amazonas, o maior do mundo em volume de água! Ele despeja cerca de 175 milhões de litros de água por segundo no oceano Atlântico.

7 . O pico da Neblina, com 2.994, metros é o mais alto do Brasil. Ele está na Amazônia, na divisa entre Brasil e Venezuela.

8 . A área da Amazônia equivale a mais de 16,4 estados de Santa Catarina.

9 . 20% da Amazônia Legal, ou 700.000 km² (mais de 7 estados de Santa Catarina) foram desflorestados em menos de 30 anos.

10 . Só nos últimos 3 anos foram desmatados 17.000 km² da Amazônia.




11 . Você pode fazer a sua parte para que ela continue a ser nosso valoroso patrimônio.Entre no site
www.amazoniaparasempre.com.br e assine o manifesto que simboliza a luta para que possamos deixar para nossos filhos e netos esse importante Bioma Brasileiro. É nosso! Vamos cuidar!