quinta-feira, 27 de março de 2008

Água: o precioso recurso natural (não) renovável?

A Ong WWF faz um alerta no dia Internacional da Água nas cataratas do Iguaçu.

No dia 22 de março passado, comemoramos o Dia Internacional da Água. Parabéns, muita saúde e vida longa para esse líquido tão essencial que representa a própria vida!
Mas como estamos cuidando desse recurso natural? Será que a fonte pode secar? Em geografia estudamos que a água é um recurso natural renovável, pois pode ser reciclada mas a contaminação e vários outros fatores podem fazer diminuir drasticamente essa possibilidade. Assim como as matas, que são renováveis, mas é necessário tê-las sempre preservadas.

Desde que nascemos, assim como nossos pais, avós, tataravós, etc, a quantidade de água potável do planeta é a mesma. O crescimento da população mundial desafia o futuro: gerenciar os recursos hídricos de forma sustentável. Nosso atual modelo de desenvolvimento vêm provocando períodos cada vez mais longos de falta de chuvas, causando sérios problemas de abastecimento, produção de alimentos e conflitos políticos e sociais em algumas regiões do mundo.

Jato gigantesco de água faz chineses pararem para refletir?

De acordo com relatório das Nações Unidas, 1,1 bilhão de pessoas vivem sem água potável em condições apropriadas e 2,6 bilhões não têm acesso ao saneamento básico. Enchentes e secas matam mais que qualquer outro desastre natural e doenças ligadas a falta ou mau uso desse recurso causam a morte de milhares de crianças todos os dias.
Na Índia, por exemplo, somente 232 cidades das mais de 4.700 têm um sistema de escoamento de dejetos, que mais transborda que escoa: em Calcutá, cidade de 14 milhões de habitantes no sul do país, a rede é a mesma instalada pelos ingleses no século 19 - e para uso de 600 mil pessoas. O curioso é que foi neste mesmo país onde surgiu a primeira privada com descarga ligada a um sistema de esgoto e 4.500 anos mais tarde o país enfrenta o maior problema sanitário do mundo.

Agindo localmente, cada estado deve ter um Plano Estadual de Recursos Hídricos. O PERH aqui em Santa Catarina está sendo elaborado por meio de convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), no valor de 1 milhão e 250 mil reais. Fora isso estão sendo criadas usinas termelétricas no oeste e sul de Santa Catarina que farão o aproveitamento dos dejetos de aves e suínos para geração de energia, que segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável vai proteger o grande aqüífero que abrange o estado: o Guarani. Aqui no blog já publiquei uma matéria bem abrangente sobre esse "tesouro". Veja
AQUI.

No blog da minha filha - o PITAQUINHOS DA FERNANDA, ela encontrou uma matéria onde a água numa garrafinha pode custar cerca de 80 reais. Achou caro? No futuro pode ser bem mais...