sexta-feira, 28 de março de 2008

Floripa 282 anos

Praia de Coqueiros na parte continental da ilha.

No dia 23 de março passado, essa jovem senhora hospitaleira que abriga de manezinhos a imigrantes que vieram de várias partes do país e também de fora, completou 282 anos. Digo jovem senhora porque na visão dos escritores, bem como das lendas e imaginário popular, Floripa seria uma mulher deitada em meio ao oceano. Depois que o mundo descobriu suas belas paisagens, quarenta e duas praias de encher os olhos, não pára de chegar gente. O aeroporto Hercílio Luz é o terceiro mais movimentado do Brasil em vôos "charters", com mais de 2 mil operações por ano.
O visitante que chega de avião já avista a pequena ilha do Campeche que remonta o que já foi um dia do aviador Antoine de Saint-Exupéry que aterrissava na praia do Campeche no início dos anos 1930.


Mercado Público.

O centenário mercado público é "universal" e passagem obrigatória para quem quer experimentar tanto as ostras da Costeira e de Santo Antônio de lisboa quanto tainhas e ovas fritas fresquinhas. Tudo isso e muito mais encantam os visitantes e povoam sonhos de muitos a virem a morar nesse paraíso em busca de qualidade de vida.
O desafio agora é equilibrar essa beleza com a infra-estrutura necessária para que essa cidade não se torne caótica como as grandes cidades. É a capital que mais cresce no país e são 222 mil carros cadastrados, na grande maioria para uso individual. A ponte que liga a ilha ao continente fica congestionada em horários de pico, resultado da falta de planejamento das últimas décadas.

Mas a natureza dá seu grito e muita gente quer de volta aquela tranquilidade de tempos atrás.
Desenvolvimento (muito) sustentável e vida longa a essa ilha da moça faceira!

Fotos: Arquivo pessoal