quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vinho tinto pode prevenir o envehecimento


Uma substância encontrada no vinho tinto por pesquisadores da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) pode ser a solução contra doenças relacionadas ao envelhecimento. Estudo sugere que a substância revestarol, encontrada no vinho tinto e no suco de uva tem um "efeito dieta" no organismo.

A molécula era um objeto de desejo em razão do chamado "paradoxo francês": a França tem uma incidência menor de doenças cardiovasculares do que a Inglaterra, por exemplo, apesar de ambos os países cultuarem uma dieta rica em gorduras. A explicação estaria no vinho (britânicos preferem cerveja).

A substância ajuda a controlar a chamada homeostase, o equilíbrio entre as funções do organismo. Segundo os pesquisadores, o resveratrol, que é um antioxidante, ajuda a regular proteínas ligadas a essa função. Mas o organismo elimina muito rapidamente essa substância, então está sendo testado outra substância que fixe o revestarol no organismo. Só que ainda será testada em cobaias e estará no mercado farmacêutico por volta de 2013.

Enquanto isso beba um bom vinho, mas não saia por aí "bebendo" indiscriminadamente. O efeito daí pode ser ao contrário.

O revestarol é um "medicamento holístico", então uma taça por dia é o suficiente para brindar à saúde e tratar o organismo como um todo!

Lógico que não dá para dirigir depois de beber...

Fonte Pesquisada: Folha de São Paulo