quinta-feira, 24 de julho de 2008

Um pouco mais "Dercy"


Era o que alguns artistas costumavam dizer quando o ensaio não rendia o esperado. E o que seria um pouco mais "Dercy"? Uma forma de deixar a vida mais leve, deixar o riso apropriar-se da alma.
Dercy Gonçalves deixou-nos aos 101 anos e seu enterro na sua cidade natal Santa Maria Madalena - RJ, não poderia ser igual aos simples mortais: construiu uma pirâmide e foi enterrada de pé conforme pedido. Um local para os fãs voltarem sempre para conversar com ela quando quiserem.
Tomava pelas manhãs caldo de feijão, guaraná em pó e café, mas sua energia vinha mesmo de uma grande superação das dificuldades que enfrentou na vida, fazendo humor da própria tragédia.
Não tinha apêgo à nada e as coisas ruins esquecia no mesmo minuto. Apagou o emocional da sua vida e seu discurso sempre foi o mesmo até o fim, como no vídeo de entrevista com Marília Gabriela em 1977 que coloco abaixo.
Acredito que ser "um pouco mais Dercy" seja nada menos que transformar os dilemas da vida em um desfecho surpreendente. Seja um pouco assim. Só um pouco, porque está para nascer Dolores com tamanha superação das "dores"!