terça-feira, 27 de maio de 2008

Dia da Mata Atlântica - 27 de maio de 2008

E o que temos para comemorar?

Foi o que perguntei quando fiz uma postagem sobre o Dia Mundial da Terra e como a Mata Atlântica faz parte de um dos hotspots mais ameaçado do planeta, volto a questionar.




Nessa reportagem publicada pelo Jornal Nacional nesta terça-feira, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Inpe divulgaram os novos dados do bioma. A conclusão é que restou 7,26% da cobertura que havia inicialmente no Brasil ou 95.600 mil km² de floresta. A grande destruição do bioma ocorreu durante o ciclo do café mas a degradação continua acontecendo e os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Santa Catarina foram os campeões de desmatamento entre 2000 e 2005. Em relação aos cinco anos anteriores houve uma redução de 69% no desmatamento, o que é uma boa notícia para essa floresta voltar a crescer e com a nossa ajuda ser reflorestada.

Infelizmente Santa Catarina figura entre os estados que mais desmataram e as cidades de Itaiópolis, Mafra e Santa Cecília foram as que mais perderam cobertura vegetal das 51 cidades mais críticas do país. Os catarinenses perderam 45.530 hectares nesses cinco anos estudados e curiosamente é um dos estados com mais remanescentes de Mata Atlântica, com 37% da cobertura original e acende um sinal de alerta para não perder mais desse Patrimônio.

67% da população brasileira vivem dentro do bioma. Sabe aquele pé de pitanga, pitomba, goiaba, caju, jabuticaba... que têm em muitos quintais? São árvores nativas da Mata Atlântica, assim como muitas outras e que servem de alimento às várias espécies de pássaros e mamíferos, até mesmo nós. Nossa água de cada dia vêm das nascentes que se formam nessa floresta campeã de biodiversidade. Ainda temos muito a aprender com ela, pois com tanta biodiversidade ainda não conhecemos todos os segredos que nela se escondem.

A educação ambiental é primordial para respeitarmos aquilo que está bem debaixo das nossas janelas - o nosso quintal. Viva o seu dia Mata Atlântica, todos os dias!