domingo, 6 de janeiro de 2008

Camada de Ozônio


O buraco na camada de ozônio vem diminuindo. É o que disse um relatório do Programa de Meio Ambiente da ONU divulgado em junho/06. A notícia pode parecer antiga, porém, depois de chegar ao tamanho de 29 milhões de quilômetros quadrados registrados em 2003, ele encolheu para 27 milhões de quilômetros quadrados. Isso, segundo os cientistas é um ritmo muito lento. O buraco sobre o Pólo Sul não vai fechar antes de 2065, 15 anos mais tarde do previsto, infelizmente.
Essa diminuição do "buraco" é o resultado do Protocolo de Montreal, assinado por 180 países em 1997, com o compromisso de reduzir a emissão de gases cloroflúorcarbonetos (CFCs). Já o Protocolo de Kyoto deixa a desejar na diminuição dos gases que provocam o efeito estufa. Ainda presisa de muito empenho do mundo para equilibrar o clima da Terra. Principalmente dos países mais poluidores do mundo, como EUA seguido da China.
Aqui em SC, bem como todo o Sul, os raios ultra-violeta entram com maior incidência porque na proximidade dos Pólos a camada de ozônio é mais fina. Com o "buraco" fica pior, principamente no final de setembro, onde o uso de filtro solar, bonés e afins deve ser redobrada nessa época.
Os casos de câncer de pele aumentam ano a ano aqui no Sul, pois a pele clara exposta sem proteção junto à incidência da camada de ozônio torna-se um enorme perigo. Nem sempre a incidência ultra-violeta respeita os horários até às 10h e depois das 16h; à vezes fica acima do suportável o dia inteiro.
Por isso, tenha chapéu e protetor solar sempre às mãos!

Fonte pesquisada: Blog estadão
Foto: Nasa