terça-feira, 15 de abril de 2008

Biocombustíveis: o substituto natural do petróleo

Comida para matar a nossa fome e também das nossas máquinas...

O que são biocombustíveis? Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica. Em alguns casos, os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. Como exemplos, podemos citar o biodiesel, o etanol, o metanol, o metano e o carvão vegetal. Seus benefícios ao meio ambiente são fundamentais para que esse tipo de energia seja cada vez mais utilizado, uma vez que estão associados à redução dos gases de efeito estufa, e de outros poluentes atmosféricos, tais como o enxofre, além da redução do consumo de combustíveis fósseis (petróleo).

No Brasil apenas recentemente esse combustível entrou para o mercado consumidor e sendo totalmente miscível pôde ser adicionado ao óleo diesel. O Brasil é reconhecido mundialmente pelo pioneirismo na introdução do etanol em sua matriz energética. Inicialmente, o álcool etílico anidro foi adicionado à gasolina como oxigenante, tornando-se a mistura compulsória a partir de 1938. Mas atualmente o seu uso vêm sendo criticado como se perturbasse a produção e os preços dos alimentos no globo. Isso soa como desinformação e contrapropaganda que no mundo dos negócios têm tanto peso quanto informação e propaganda. A quem interessaria isso? Talvez a alguns setores da indústria do petróleo e a outros da indústria de alimentos que perderam dinheiro por não conseguirem preço no mercado. Um modo de inverter os fatos é justamente "assustar" o mundo com a idéia de que irá faltar alimentos.


Por outro lado, o que mais deve ser levado em conta é o impacto que as monoculturas para a produção de biocombustíveis causam. As grandes plantações de cana-de-açúcar para produção do álcool, por exemplo, detonaram grandes áreas do pouco que resta da Mata Atlântica especialmente no nordeste brasileiro e certamente será um agravamento desse quadro se o biodiesel vier a ser produzido em larga escala. Serão milhares de hectares com plantações de soja, a colza, o pinhão manso, mamona, dendê, girassol e macaúba.

Os biocombustíveis são energias renováveis e soltam menos CO² na atmosfera, mas para produzi-los é necessário um aprimorado estudo de impacto ambiental que determinada planta, em determinado bioma vai acarretar. Senão vai acontecer o mesmo que muitos usineiros tiveram que fazer: recuperar os fragmentos e proteger os que restam por causa da erodibilidade dos solos mais as alterações no clima.

A população do mundo vêm crescendo sem parar desde que o homem descobriu a agricultura, embora algumas civilizações tenham seguido caminhos alternativos dos conhecidos pelos arqueólogos. "O homem do Neolítico observava a natureza e constatava, por exemplo, que uma semente podia dar origem a uma planta", diz a geógrafa Silvia Maranca, do MAE da USP e do Museu do Homem Americano para a revista superinteressante/abril-2008. Saíram a partir daí as primeiras roças. Isso tranformou aquele homem primitivo nos mais de 6 bilhões e 600 milhões de pessoas dos dias atuais. E a previsão é que continuaremos a aumentar. O desafio desse sucesso populacional dependerá mais uma vez da inteligência em tranformar de forma sustentável o que ele têm em mãos: a Terra. Não têm outra alternativa senão usar os recursos naturais, renováveis ou não, ao seu favor bem como da sua casa que é o Planeta.

A propósito leitor: quando terminei de escrever este texto a população do mundo estava em 6.666.262.837 bilhões, como consta no globo do site poodwaddle.com no ícone aqui ao lado no meu blog. Convido-lhe a passar aqui amanhã, depois de amanhã, daqui a uma semana... comparar esses números e reparar na quantidade de gente que vai aumentando no mundo a cada dia. Confira. É muita gente, é uma loucura. Como frear esse relógio?