sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O QUE UMA USINA HIDRELÉTRICA PODE TIRAR



Mar de florestas impenetráveis. Manto verde cobrindo as montanhas. Extensas florestas que guardam segredos nas suas cataratas. Paisagem livre de complexos hoteleiros e condomínios luxuosos. Praias de areias brancas e fartos pássaros, mar de morada para muitos peixes. Mundo singular. Insólita biodiversidade. Lagos misteriosos. Foi o que Cristóvão Colombo viu. Nós nunca veremos dessa maneira. Nosso modo de ver a paisagem totalmente modificada muda até a maneira de achar alguma bonita.
Se pudéssemos todos ver o que Cristóvão Colombo viu, claro que nossa percepção do mundo seria diferente.
Pedro Álvarez Cabral descobriu o Brasil, na América do Sul. Viu além de Colombo, que chegou só até a América Central.
Se pudéssemos encontrar um planeta igualzinho o nosso para começar tudo de novo, como iríamos nos comportar?
Será que nós faríamos diferente? Será que mereceríamos ver tudo novo de novo?
Não encontramos outro planeta como o nosso. Não temos tempo para perder, então o negócio é cuidar desse mesmo planeta.

Outro dia assistindo o globo repórter sobre a Amazônia - mais especificamente sobre uma certa usina no Rio Madeira - a reportagem mostrou a cagada que estão fazendo com as populações ribeirinhas. Estão tirando o "sustento" (falam tanto em sustentabilidade) de famílias que levam sua vida simples, com sua pesca, suas casas perto de tudo que lhes dá sentido na vida, seu trabalho, para "casas" novas, bairro novo, promessa de vida nova. Morte para aqueles que muitos antes de se ouvir falar da tal sustentabilidade já a praticavam com o sentido amplo do que isso significa. Sem dizer os índios que vivem naquela floresta que nunca tiveram contato com um "ser" que vai "sumir" com aquele imenso rio. Logo com seus peixes e toda uma história.

O Brasil ganhará energia. Perderá gênios da Floresta. Em quinhentos anos de história já perdeu infinitos diamantes. Diamantina que o diga.

E quando não tiver mais floresta, exemplos de biodiversidade, sustentabilidade para mostrar ao mundo? Algum turista vai pagar para ver boizinhos pastanto, secas, plantações de pínus, prédios, canaviais etc?

Não. Ninguém vai querer saber de um país que matou a sua galinha dos ovos de ouro.

Foto: Web.