sábado, 11 de julho de 2009

FALTA DIZER

Na postagem ANTERIOR falo sobre o atual momento do Brasil.
Você sabe como funciona o "jogo" da corrupção? Eu também não, mas imagino ser mais ou menos como outros "jogos". Citando por exemplo o dilema dos prisioneiros. Um problema clássico das ciências sociais e que se encaixa direitinho para tentar explicar porque às vezes pode existir a lei que for, a "lei dos homens" pode sobrepor.

Funciona assim: dois criminosos são presos por furto, um deles pode ter matado alguém. Na acusação para furto a penalidade é de dois anos, mas a polícia separa os dois e negocia o tempo do xadrez. Se os dois ficarem quietos, enfrentam apenas a pena para furto. Aí é que o bicho pega, porque um não sabe o que o outro fará. Resultado mais provável: um vai acusar o outro de assassinato e passarão o resto da vida na cadeia.

Por isso que particularmente acho que a luta contra esse mal que assola o Senado e outros cantos mais podem ser amenizados... pela "lei dos homens". Aquela que aparece quando um acusa o outro de não sei o quê. Daí sim pode-se usar a verdadeira "lei", que foi feita justamente para as coisas não ficarem "tipo" idade média.

É isso? Ai ai ai, faltou combinar com o adversário, se é que me entendes.