sábado, 30 de agosto de 2008

A mulher que não esquece

Jill posa em uma poltrona feita com livros


Já imaginou poder se lembrar de todos os momentos da sua vida? Pois uma americana de 42 anos, chamada Jill Price de 42 anos, garante se lembrar de todos os dias e o que fez em todos os momentos desde os 16 anos. Ela escreveu um livro (A mulher que não consegue esquecer) onde conta sua excêntrica história.

Mas se fosse só uma excêntrica história até que poderia ser divertido, o que não é o caso de Jill, que se diz prisioneira dos próprios pensamentos. Trata-se de uma doença muito rara, diagnosticada em 2005 por uma equipe liderada por James McGaugh, após cinco anos de estudos onde Jill foi a primeira pessoa no mundo com essa síndrome chamada de hyperthymestic syndrome, que foi batizada apartir da palavra grega "thymesis" (lembrança). O que mais impressiona é a rapidez e exatidão com que Jill conta sobre o período que viveu.

Depois da descoberta da síndrome, apareceram outros casos parecidos com o de Jill e a doença parece estar ligada à ocorrência de transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia e depressão”, afirma o neurologista Martín Cammarota, pesquisador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O fato é que lembrar de tudo o que se passou durante a vida é angustiante. Principalmente dos momentos ruins e traumáticos, por isso ainda bem que nosso cérebro faz inteligentemente uma varredura na nossa memória.

A propósito, o que eu iria fazer mesmo? Ah! Colocar o link de mais sobre essa matéria que foi publicada na revista época em 30/05/2008. Então, acesse AQUI.

Fique sossegado se esquecer sobre o dia de ontem e até de hoje. Aliás, se esquecer que leu essa matéria também não vou achar ruim... Desde que se lembre que esquecer faz bem!

Foto: Philip Toledano/ Revista Época.