Os Etílicos e Sedentos são uma banda de Brusque-SC e suas músicas são voltadas à crítica social. E o meio ambiente não poderia ficar de fora, já que o ser humano depende desse meio para viver e coexistir.
Atualmente o governo de Santa Catarina vêm divulgando uma campanha muito bem feita no rádio e na tv: "...somos o estado com o maior índice nacional de preservação...", diz a bela mensagem da publicidade oficial.
Sim, frente a quase total extinção do bioma campeão de biodiversidade, temos ainda um bom naco de mata atlântica sobrevivente, mas a realidade esconde outros fatos extremamente relevantes: O estado de Santa Catarina foi um dos que mais desmataram segundo os últimos dados do atlas dos remanescentes da mata atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica. E o atual levantamento feito pela ong no Planalto Norte revela a região como a que mais destrói a floresta em Santa Catarina. Foram 45 autos de infração emitidos e multas que somadas ultrapassam R$ 2,8 milhões por nada menos que 750 hectares de pura destruição de mata nativa. O principal incentivador dos desmatamentos são o próprio incentivo do governo para o reflorestamento de pínus e eucaliptos, onde empresas e grandes produtores derrubam a vegetação nativa para o plantio dessas árvores exóticas.
A letra da música Eucalipto, que reproduzo abaixo, faz um importante alerta sobre o que anda acontecendo com o pouco que restou da nossa Mata Atlântica.