segunda-feira, 30 de junho de 2008

Vitórias e conquistas da alma



Estou querendo escrever faz muito tempo, mas uma série de motivos fizeram com que minhas idéias ficassem só na cabeça. Quer saber? Andou fazendo um frio de rachar, d’aqueles em que urso algum aparece para dar o ar da graça. Outra é que minha segunda gravidez e desta vez de um menino, mudou totalmente meu ritmo de vida (para melhor é claro!) onde quem manda agora é o Tom. Depois o exercício de mãe muda esse contexto de figura (risos). O blog, que já é bem criado, anda por conta própria e de tudo que já escrevi e postei até agora, têm sempre alguma coisa para pesquisar e ler, pois as palavras são mágicas e cada vez que você retorna a algo que já leu é como se multiplicassem infinitos assuntos e questões para escrever. Aliás, fora este são mais dois blogs para escrever e isso não é mole não! Mas quando gostamos do que fazemos, fazemos bem-feito e com muito prazer! Lembrei de uma frase do Nelson Rodrigues que li esses dias em um jornal, deste que era um jornalista muito corajoso e admiro muito pessoas assim: “Mais do que tudo há de se jogar com alma, quem ganha partidas e campeonatos não é a estratégia nem o planejamento nem nada, é a alma”. Isso vale para tudo na vida. Mas isso é muito raro encontrar. O que mais vemos por aí são pessoas que ganham muito dinheiro mas sem objetivos, sem disposição, sem garra, sem ardências no peito e ventanias na alma. Eu tenho isso de montão e desafios para vencer.
O Nelson disse essa frase em relação ao futebol, mas claro que serve para todas as coisas da vida. E já que o futebol brasileiro anda dando vexame nas últimas partidas é um bom exemplo de tudo que essa frase quer dizer. Parece que dinheiro demais deixa os bermudões cansados de correr atrás da vitória (você pensou que eu ia dizer "correr atrás da bola", não é?). Ou seria comida demais antes dos jogos? Na época das vacas magras para a grande maioria dos jogadores havia arte com a bola, coisa de cinema. E hoje o que aconteceu?
Tenho certeza que se eles fossem seus próprios “patrões” estariam se autodemitindo imediatamente.
E que técnico é este que faz ao contrário do que o “Mineirão” pediu? Mesmo que desse tudo errado, o povo pelo menos iria se conformar com o resultado.Pois é, admiro o Nelson Rodriguez, mas não concordo com muitas das suas frases não. Principalmente aquelas que sugerem verdades absolutas. Não acredito em verdade absoluta, mas em percepção absoluta. Para essa frase em especial eu tiro o chapéu. Ave Nelson! Com garra, confiança a gente vence, vence em tudo. “Folha seca” chegou lá assim como muitos outros e “Dinamite” vai dirigir o Vasco. Nunca é tarde para conquistas e vitórias.